Musculação na Adolescência – A Verdade Revelada!

Musculação na adolescência

Musculação na Adolescência é um tema muito discutido por profissionais e por pessoas interessadas no cotidiano. De fato, essa é uma época decisiva da vida individual, em que o interesse por malhar cresce de uma maneira impressionante.

Isso é compreensível, já que a adolescência é uma época de muita insegurança. As pessoas começam a se conhecer melhor, se relacionar com terceiros e conquistar uma independência que era desconhecida anteriormente. Esse ainda é um momento decisivo para começar a ter uma vida saudável.

Com essas questões em mente, muito se pergunta sobre a musculação nessa época da vida. Será que a atividade realmente faz mal? Será que ela pode ser praticada todos os dias? Quando podemos começar a malhar sem prejudicar o crescimento?

Todas essas perguntas serão respondidas a seguir. Aqui, você entender tudo sobre musculação para iniciantes na adolescência. Fique ligado e tire todas as suas dúvidas!

 

Musculação na adolescência pode ser feita?

Muitas pessoas possuem essa dúvida, se musculação pode ser feita na fase da adolescência. Como esse é um período de crescimento, em que o corpo está em pleno desenvolvimento, algumas pessoas tendem a achar que é melhor esperar até a faixa dos 20 anos para se envolver em atividades do tipo.

Primeiramente, ao falar de musculação e adolescência, você deve entender que a atividade é sim permitida para os adolescentes que já estão na reta final de crescimento. Então, se você ainda estiver com dúvidas, fique tranquilo.

Há sim a possibilidade de fazer musculação com essa idade. O que você deve evitar são os riscos, mais acentuados nesse período, como o risco de uso de drogas ou de obsessão pela academia.

 

Musculação na adolescência pode ser feita?

Na realidade, a musculação na adolescência pode fazer mal se for muito exagerada, e se a pessoa não tomar alguns cuidados. Muitas pessoas se perguntam se musculação atrapalha o crescimento. Essa é uma meia verdade que veremos a seguir.

A musculação na adolescência atrapalha o crescimento se você deixar. O que ocorre é um stress muscular elevado, que pode afetar o sistema ósseo e prejudicar o crescimento. Geralmente, isso ocorre com pessoas que treinam demais, e que não sabem a hora de parar.

Além disso, o treino desmedido pode trazer consequências como as lesões em tendões e músculos. E elas podem causar complicações para a vida inteira do adolescente.

 

atividades física na adolescência

Musculação na adolescência faz ganhar corpo mais rápido?

Na verdade, fazer musculação enquanto você é adolescente não melhora a sua força em relação aos adultos de maneira comprovada. Isso vai depender do corpo da pessoa, da rotina e do tipo de treino. Por isso, nada é conclusivo quando examinamos esse assunto.

O que podemos dizer é que a musculação na adolescência faz ganhar força muito rápido. Há uma explicação para isso: geralmente, o corpo dos jovens tem o metabolismo mais acelerado, o que faz com que os crescimentos sejam vistos com rapidez.

Só não pode treinar de maneira exagerada para que esses ganhos sejam vistos rapidamente. Não é assim que o crescimento muscular funciona, e você pode acabar causando uma séria lesão.

 

Como ganhar corpo

Se você quer saber como ganhar corpo rápido na adolescência, podemos te ajudar. Você só precisará fazer um treino de qualidade, ser equilibrado com a sua rotina e principalmente comer bem, uma coisa um pouco complicada para adolescentes no geral.

Primeiramente, sugerimos que você consulte um profissional de academia, que pode ser seu treinador. Ele vai analisar o seu peso e altura, assim como o seu histórico de relação com a academia. Tudo isso para montar o treino correto para você.

Depois, não tem segredo. Atividades como criar corpo na adolescência precisam de rotina e cuidado. Você precisará saber dos seus horários, treinar com qualidade, respeitar seus limites e comer antes e depois do treino.

 

Como começar a musculação

Para começar a fazer musculação, você precisará de algumas coisas que podem te ajudar. A musculação na adolescência precisará de cuidados, como já falamos. Por isso, se é a sua primeira vez, defina os seus objetivos com o treino. Geralmente, as pessoas nessa idade querem ganhar massa.

Depois, você precisará encontrar uma boa academia. Ache uma de bom acesso, que você possa ir todas as vezes. Matar o treino não é bom para o seu ganho muscular. Agora você precisa conversar com um treinador sobre a sua situação, e ele te passará o melhor treino.

Por fim, é só manter uma rotina saudável. Com isso, você já está um passo mais perto de conseguir seus objetivos.

 

musculação e adolescência

Verdades sobre musculação na adolescência

Agora, vamos falar mais um pouco sobre musculação e mitos e verdades. Primeiramente, vamos começar com as verdades.

É verdade que você deve esperar para começar a malhar. Muitas pessoas perguntam com quantos anos pode fazer academia, e a resposta é sempre por volta dos 16 anos. O corpo, como já falamos, já está na reta final.

É verdade também que a academia ajuda na autoestima do jovem, que tende a passar por instabilidade. Além disso, você também corre menos riscos de obesidade na fase adulta se você fizer musculação na adolescência. Por fim, o exercício físico melhora a questão do foco e da concentração das pessoas que decidem treinar.

 

Mitos sobre musculação na adolescência

Agora, vamos falar dos mitos sobre musculação na adolescência. Assim, você fica informado e já sabe o que não é verdadeiro.

Primeiramente, é um mito que adolescentes podem treinar como adultos. É para isso que os treinadores perguntam a sua faixa etária. Os adultos estão em outra fase da vida, e podem desenvolver o corpo de outra maneira.

É mito, também, falar que as pessoas nessa fase da vida não vão crescer a menos que tomem suplementos. Na verdade, apesar do interesse na suplementação, é interessante manter os adolescentes longe desse tipo de coisa.

Por fim, é totalmente mito falar que as pessoas entre 16 e 18 anos estão proibidas de malhar. Como já vimos, elas podem sim.

E aí, conseguiu aprender sobre a musculação nessa fase tão crucial da vida? Agora, é só esperar o momento certo chegar, espero que eu tenha sanado sua dúvida sobre: atividades física na adolescência.

 

Musculação na Adolescência – A Verdade Revelada!
5 (100%) 3 votes

Deixe um Comentário