Saiba a relação entre saúde bucal e exercícios físicos

É reconhecido que a prática de exercícios físicos diários é muito benéfica para a saúde física, entretanto, poucas pessoas conhecem a fundo sobre a relação da saúde bucal e exercícios físicos.

Todos os nutricionistas, médicos e especialistas afirmam que praticar exercícios físicos é fundamental para manter um peso saudável, ter disposição para realizar outras atividades do dia e também para estar bem psicologicamente.

Para você entender melhor o porque essas práticas são tão importantes, confira a lista a seguir com diversos benefícios que os exercícios podem trazer:

  • Fortalecimento dos ossos;
  • Aumento da flexibilidade;
  • Melhora da postura;
  • Redução de gorduras;
  • Regulação do sono;
  • Prevenção de doenças do coração, colesterol e diabetes;
  • Desenvolvimento da coordenação motora.

Além dos benefícios físicos e corporais, praticar exercícios tem uma forte relação com a saúde bucal e mental das pessoas.

De modo a entender de forma mais ampla a relação das atividades com a saúde bucal, confira a seguir quais são as influências positivas dos exercícios físicos no cuidado oral da população.

Relação exercício x saúde bucal

A relação entre a prática de exercícios físicos com a saúde bucal é bastante intensa, de diferentes maneiras.

Um estudo recente, produzido pelo Journal of Periodontology, aponta que a prática constante de atividades físicas pode diminuir a probabilidade de gengivite, uma enfermidade relacionada diretamente com a saúde bucal das pessoas.

Em contrapartida, atletas que costumam treinar constantemente e, por consequência, consomem bebidas energéticas e barras de cereais açucaradas de forma mais intensa, podem ter problemas bucais agravados (devido a acidez e açúcares que compõem os alimentos).

Esse consumo proporciona mais energia, que é necessária para realizar treinamentos e exercícios físicos mais intensos, sendo indispensáveis para atletas de alta performance ou pessoas que praticam regularmente e em alta demanda essas atividades.

Dessa maneira, a relação entre exercícios físicos e saúde bucal é importante, como exemplificado anteriormente, demandando cuidados adequados e até práticas de higienização mais frequentes.

Aparelhos auxiliares

Como foi dito, o consumo excessivo de bebidas energéticas, barras de cereais e outros alimentos açucarados são constantes na vida de pessoas que praticam muitos exercícios físicos, podendo prejudicar diretamente a estrutura dentária.

Os problemas gerados por esses danos dentários são diversos e podem atrapalhar a performance durante os exercícios.

Contudo, para além disso, o posicionamento incorreto dos dentes pode prejudicar a respiração, interferindo nas atividades; bem como as atividades de alto impacto podem demandar estruturas específicas para não prejudicar a resistência da dentição.

Mais ainda, a qualidade dos dentes também é essencial para a alimentação e nutrição do corpo. Assim, quando eles estão frágeis, as pessoas podem ter dificuldades de se alimentar da forma correta.

Dessa forma, existem diversos aparelhos e tratamentos que podem ser recomendados para que não ocorra situações mais graves com a saúde bucal e o corpo – como um todo – seja preservado.

O uso de aparelho ortodôntico, por exemplo, é recomendado por muitos dentistas, independentemente da idade e das práticas das pessoas.

Esse aparelho age no ajuste de buracos entre os dentes, formação incorreta, tamanho e coloração, modificando diretamente a estrutura dentária dos pacientes que o utilizam.

Apesar de ser um aparelho que apresenta ótimos resultados, muitas pessoas optam por não utilizá-lo, principalmente por uma questão de estética.

Inclusive, aqueles que tiveram que usar durante a infância e adolescência o aparelho fixo, repleto de braquetes e estruturas metálicas, sabem dos problemas que ele pode causar para a autoestima.

Justamente por isso, existem opções menos chamativas e que podem ser utilizadas para correção de diversos problemas.

O aparelho movel, por exemplo, é uma dessas opções, que é recomendado por diversos dentistas e funciona de maneira efetiva no reposicionamento dos dentes. Além disso, por ser móvel, ele pode ser retirado e colocado em momentos de desejo e necessidade.

Para isso, no entanto, é preciso ressaltar que a frequência e a disciplina em usar o tratamento é crucial para seu resultado.

Ainda existem outras opções de aparelhos que podem ser utilizados, indo de acordo com a recomendação e o desejo do paciente.

O aparelho transparente, também pode ser encontrado em modelo móvel e fixo, sendo cada vez mais utilizado, pois possui uma aparência “invisivel”, ou seja, as pessoas praticamente não percebem que a outra está usando o aparelho.

No entanto, os modelos fixos podem causar feridas na boca durante as práticas físicas, principalmente as de alto impacto. Por esse motivo, é necessário ter cuidado ao escolher e praticar os exercícios.

Além disso, moldes intraorais também podem ser utilizados, preservando a estrutura bucal como um todo, ao prevenir quebras, deslocamentos e feridas diversas.

Isso significa que pode ser necessário adequar as ferramentas usadas para proteção conforme o exercício realizado.

Por fim, cabe dizer que – em caso de tratamentos estéticos – não há contraindicação de realizá-los. Inclusive, a prática física pode ser benéfica nesse sentido, desde que haja a hidratação e higienização adequada.
Assim, há também objetos tecnológicos que podem ser utilizados para correções individuais, ou seja, em um dente específico, caso haja algum problema particular ou desejo nesse sentido.

A lente de contato dental é uma opção interessante para esses casos, pois ela é posicionada sobre a estrutura dental, fortalecendo-a e realizando o aperfeiçoamento do sorriso devido uma aparência mais branca e alinhada.

Importância dos dentistas

Você viu ao longo do artigo como a saúde bucal tem uma forte relação com a prática de exercícios físicos.

Além disso, aparelhos e tratamentos podem ser fortes aliados para alcançar maior desempenho durante as atividades e na busca pela ampliação da qualidade de vida.

Justamente por isso, é muito importante que se realize atendimentos rotineiros com dentistas especializados, que saberão exatamente quais as práticas necessárias para manter a saúde bucal em dia e quais os tratamentos recomendados para auxiliar durante a prática de exercícios, protegendo a cavidade e ampliando os resultados.

Com isso, o acompanhamento pode ser feito de forma adequada, identificando fatores que podem influenciar na saúde bucal, como possíveis problemas desencadeados pelo consumo das bebidas energéticas abordadas anteriormente.

Por isso, as consultas não devem ser negligenciadas para que os tratamentos sejam feitos assim que os ofensores forem identificados, minimizando o risco de procedimentos mais invasivos.

Mas, caso seja necessário, o dentista pode ser procurado para colocar o implante dentário na sua arcada dentária, substituindo os dentes perdidos pela falta de práticas saudáveis, cuidados diários e tratamentos especializados.

Nesse contexto, é crucial poder contar com um profissional especializado e clínicas de referência no setor, permitindo uma melhor adesão – de modo a não prejudicar o desempenho e o treino dos praticantes/pacientes.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.