9 hábitos saudáveis para manter a qualidade de vida

Você já parou para pensar o que tem feito para cuidar da sua saúde? Ou quais são seus hábitos para ter o corpo e a mente em equilíbrio?

Caso a sua resposta seja não para as perguntas acima, saiba que existem diversas coisas que podem transformar a sua rotina, te proporcionando dias mais saudáveis e de bem-estar.
Mas, se a sua resposta foi sim, é sempre bom aprender novas práticas, não é mesmo?

Nos tópicos abaixo, nós damos dicas de hábitos simples de como cuidar da saúde num geral, mas que, mesmo assim, acabam passando despercebidas com a correria do dia a dia.

Pode ser que você até coloque algumas delas em prática, mas será que está fazendo da maneira correta? O que acha de continuar acompanhando o conteúdo para mudar a sua rotina para melhor?

Se alimente bem

Além de manter uma alimentação saudável e balanceada incluindo no cardápio fibras, frutas e verduras, é muito importante se atentar a outros fatores:

  • Você está comendo devagar e mastigando bem os alimentos?
  • Está comendo nos horários certos?
  • Come de 3 em 3 horas?

Para ter uma refeição tranquila e fazer com que o nosso organismo mantenha um ritmo, é fundamental que as respostas para as 3 perguntas acima seja sim.

Além disso, é indicado evitar exagerar nas carnes vermelhas, pois elas são de difícil digestão.

Tome bastante água

O consumo de água faz bem para todo o nosso corpo, por isso, é essencial tomar bastante água todos os dias.

Para suprir todas as necessidades do corpo, é indicado beber 2 litros de água diariamente, que é equivalente a 8 copos.

Não espere ter sede para beber água, pois, às vezes, com a correria do dia, você pode acabar se esquecendo, por isso, o ideal é ter uma garrafinha de água sempre com você.

Pratique exercícios

Não é segredo que a prática de exercícios físicos faz bem não somente para a saúde física mas também para a saúde mental, certo?

Realizar atividades físicas ajuda a diminuir os níveis de ansiedade e estresse, pois estimula a produção de algumas substâncias que ajudam a relaxar. Isso é muito importante para a saúde mental.

Agora, quando o assunto é saúde física, quem pratica exercícios têm menos riscos de desenvolver diabetes, hipertensão, obesidade e doenças cardiovasculares.

Então, deixe o sedentarismo de lado e escolha algo que você goste! Caminhe, corra ou pedale. Você verá a diferença em alguns dias!

Tenha uma boa noite de sono

O sono é uma das partes mais importantes para a nossa qualidade de vida. É durante ele que recarregamos as nossas energias para enfrentar a rotina.

O estresse ocasionado pelo dia a dia é um fator que influencia muito no sono das pessoas. Dados do Instituto do Sono apontam que 63% dos adultos do Brasil têm alguma queixa relacionada ao sono, como a insônia, por exemplo.

Para ter uma boa noite de sono você pode incluir algumas regrinhas antes de dormir:

  • Tenha um horário certo para dormir todos os dias;
  • Coma pelo menos 3 horas antes de se deitar;
  • Evite ingerir álcool ou bebidas e alimentos com cafeína como café, chocolates e chás;
  • Deixe de mexer no celular 30 minutos antes de dormir;

Medite

A meditação pode ser praticada por qualquer pessoa! Ela ajuda na concentração, relaxamento, tranquilidade e foco, proporcionando benefícios físicos, mentais e espirituais, caso aliada a religião.

Esta é uma ótima alternativa para quem vive na correria e precisa desacelerar às vezes. O mais legal é que você não precisa ficar ali meditando por horas, basta parar 15 ou 20 minutos por dia que já sentirá a os resultados.

Além de melhorar a qualidade de vida, a meditação também ajuda pessoas que têm insônia, depressão, ansiedade, dor crônica e até mesmo câncer.

Você pode encontrar diversos vídeos, podcasts e aplicativos de meditação guiada! Que tal começar hoje mesmo?

Tenha mais contato com a natureza

Uma pesquisa feita pela Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos, diz que manter o contato com a natureza pode alongar a nossa longevidade.

Às vezes é preciso deixar a correria um pouco de lado e buscar meios de estar mais perto do meio ambiente.

Se você gosta de algo mais tranquilo, que tal fazer um piquenique em um parque? Ou plantar mudas de flores em casa mesmo?

Mas, se você está mais para o lado da aventura, o que acha de fazer uma trilha ou rafting?

Além das atividades acima, existem muitas outras que você pode gostar!

Respire mais profundamente

Já parou para prestar atenção na sua respiração? Ela é responsável por manter bom funcionamento dos pulmões e de do nosso corpo, por isso é fundamental respirar da forma certa.

Mesmo sendo uma atividade involuntária do nosso corpo, muitas pessoas acabam respirando de maneira errada. Isso pode causar diversos malefícios à saúde como a fadiga, falta de energia, baixa concentração, sono de má qualidade e acúmulo de toxinas.

O ideal é separar alguns minutinhos do dia para focar apenas na respiração. Você pode ficar em um ambiente calmo e colocar as mãos na “boca do estômago” inspirando todo o ar que puder com o nariz. Em seguida, expire lentamente pela boca, desinchando a barriga.

Repita o exercício algumas vezes concentradamente!

Cuide da sua saúde mental

A saúde vai muito além do físico! Existe uma parte muito importante que dita muitas coisas sobre a nossa vida: a saúde mental!

Cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo. Os dois juntos proporcionam um equilíbrio essencial.

Para manter a sua saúde mental você pode seguir as dicas abaixo:

  • Procure sempre ter pensamentos positivos;
  • Faça terapia;
  • Cuide de você;
  • Pratique exercícios;
  • Pratique meditação e/ou yoga;
  • Esteja perto de pessoas que te fazem bem;
  • Cuide da sua autoestima;
  • Tenha compromissos com o lazer;
  • Ocupe a mente com coisas que gosta;

Vá ao médico e ao dentista

Além de manter os cuidados em casa, é necessário consultar profissionais da saúde para realizar exames e saber se está tudo bem com você.

Não é preciso se sentir mal para ir a algum deles! A consulta de rotina serve para acompanhar a sua saúde e para prevenir eventuais problemas.

Por isso, a melhor maneira de garantir o seu bem-estar sem gastar muito dinheiro é investindo em um plano de saúde e em um convênio odontológico.

Foco na sua saúde

Neste conteúdo, você pôde conferir alguns tópicos sobre como cuidar melhor da saúde e garantir a sua qualidade de vida.

É muito importante adotar uma rotina saudável, pois isso reflete muito na sua vida atual e, principalmente, após alguns anos.

Mas, com todas essas dicas não tem como adiar os cuidados consigo mesmo, não é mesmo? É muito importante investir mais tempo em você! Comece agora!